POR Henrique Beirangê 3 ANOS ATRÁS
COMPARTILHE

por Henrique Beirangê
politica@blogdacomunicacao.com.br

Pesquisa CNT/Sensus divulgada hoje mostra candidata de Lula com 16,3% das intenções de voto. A ministra Dilma Roussef,que há cerca de um ano aparecia com minguados 3%, tem motivos para comemorar. A mesma pesquisa mostra que cresceu o número de eleitores que votariam em um candidato apoiado por Lula, em dezembro eram 44,5% na última pesquisa esse número sobe para 50,1%. Os números indicam que a candidatura de Dilma poderia crescer substancialmente durante o período eleitoral. Na pesquisa espontânea, quando não é apresentada uma lista e apenas perguntado em quem o pesquisado pretende votar, Dilma tem 3,6% contra 2,9% dos votos de Aécio.

Embora continue crescendo nas pesquisas, a candidata de Lula mantem-se distante do primeiro colocado, o governador de São Paulo, José Serra (PSDB). Em um eventual segundo turno entre os dois presidenciáveis, Serra teria hoje 53,5% contra 21,3% de Dilma. Em janeiro Serra tinha 50,8% contra 16,6% da ministra de Lula.

HISTÓRIA

A ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff - Crédito: eprodução
A ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff – Crédito: Reprodução

Durante a juventude fez parte de grupos que lutaram contra a ditadura. Dilma Rousseff participou da luta armada, usando os codinomes de Estela, Luísa e Vanda, atuando em organizações clandestinas de esquerda, como a Política Operária (POLOP), Vanguarda Popular Revolucionária e o Comando de Libertação Nacional (COLINA) segundo consta na sua ficha criminal na Polícia paulista, no DOI-CODI. Foi presa em 1970 pelo regime onde permaneceu até 1973. Dilma teria sido torturada por não entregar nomes de outros envolvidos nas agremiações de esquerda. Foi secretária de Minas e Energia durante o governo Alceu Collares no estado do Rio Grande do Sul, entre 1991 e 1995. Em 1998, o petista Olívio Dutra ganhou as eleições para o governo gaúcho com o apoio do PDT no segundo turno, e Dilma retornou à Secretaria de Minas e Energia. No final de 1999, o PDT deixou o governo de Olívio Dutra e exigiu de seus filiados a entrega dos cargos . Já foi ministra de Minas e Energia durante o primeiro mandato do presidente Lula e ocupa a Casa Civil desde 2005. Graduou-se em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Obteve mestrado em Ciências Econômicas na área de Teoria Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e doutorado em Ciências Sociais na área de Teoria Monetária e Financeira, também pela mesma universidade.

*** Revisado por Ane Patrícia Flora

TAGS: , , , ,

10
COMENTÁRIOS
MAIS SOBRE Henrique Beirangê
Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora com extensão em Jornalismo Econômico pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente faz pós-graduação em "Brasil: Estado e Sociedade" pelo Instituto de Ciências Humanas da UFJF. Procura focar seus estudos na crítica da conduta política e econômica dos agentes públicos brasileiros.
CONFIRA TODOS OS POSTS DO AUTOR
  • http://deghustblogs.blogspot.com/ Deghust Blogs

    Será que ela consegue chegar lá?

  • jose

    oi tudo bem com voces eu moro aqui no centro de sao paulo eu queria uma bicicleta eu asito todo dia os mutantes o feras comsegiu a ordem do juiz para prende os mutantes do bem mas eu nao queria que os mutates do bem fosse preso
    eu moro no cento de sao paulo perto do terminal princesa isabel.
    na rua:prostestante perto da.
    rua:maua
    numero 13 e a pensao do cabeçao ela e laranja e o nome da minha mae e ivonete pantaleao de almeida
    qual quer informaçao vai na
    rua:maua numero 340 la voces pergunta onde e a pençao do cabeçao a
    rua onde eu moro e perto da estaçao da luz
    minha rua e protestante numero 13

  • Guilherme Freitas

    Dilma é uma novidade, uma cara nova. Mas não sei se tem condições de ser presidente do Brasil. Acho que não votaria nela. Prefiro anular do que votar em José Serra. Se Cristovão Buarque sair como candidato para 2010, ele tem o meu voto.

  • http://seuluiz.blogspot.com Luiz Antonio Andre

    Não quero Dilma e muito menos o Serra. Tomara que apareça algum candidato decente.
    Abraços

  • sadra

    ola.. veja o novooo blogg da dilma e o twitter http://www.dilma2010.blog.br oe twitter blogdilma2010

  • Marcos Antonio

    Dilma tem tudo para decolar e ser a primeira mulher presidente do Brasil

  • Jorge Knoll

    -Dilma é correta, idônea, organizada e tem experiência administratIva. ANTES dos cargos acima numerados, foi também a 1ª mullher Secretária da Fazenda do Município de Porto Alegre, no mandato de Alceu Collares, como Prefeito. Ela na política foi militante e filiada ao PDT, e na época seu esposo Carlos ARAÚJO era deputado estadual. Pois então enga-se que procura atacá-la argumentandp não tem experiencia administrativa. É uma falácia. Não condiz com a realidade. Faltam com a verdade. O Sr. Serra e comparsas. Se Deus permitir no 1º Turtno já saberemos quem será nossa Presidenta.

  • http://anapatricia.linda.lindinha ana

    estou com Dilma tenho certeza q ela chega la vamos fazer essa corrente juntos pois ela é uma mulher guerra ela sabe luta pelos objetivo do povo Brasileiro vamos la gente vamos com a Dilma é 13 agora simmmmmmmmm

  • http://claudia_bbg.com claudia

    estou com Dilma tenho certeza q ela chega la vamos vote assim vote 13……….

  • Ozires oliveira joventino

    Estou com Dilma, e vamos chega Lá!
    Praque mudar se o Brsil esta no caminho serto…

Você está otimista ou pessimista com a atual situação econômico do mundo?