POR Guilherme Freitas 2 ANOS ATRÁS
COMPARTILHE

por Guilherme Freitas
esportes@blogdacomunicacao.com.br

Quem está acompanhando o Aberto da Austrália de Tênis, primeiro Grand Slam da temporada, deve ter ficado surpreso com a queda de dois favoritos ao título: o americano Andy Roddick e o argentino Juan Martin Del Potro, ambos derrotados pelo croata Marin Cilic, que amanhã entra em quadra pela fase semifinal. Mas não é do grandalhão Cilic (que tem 2,00m de altura) que quero falar. É sobre outros dois tenistas[bb] em busca do primeiro Grand Slam: Andy Murray e Nikolay Davydenko.

Andy Murray está em grande fase e confiante – Crédito: Associated Press

Murray nasceu em Dunblane, Escócia, no dia 15 de maio de 1987. Esta no circuito profissional da ATP desde 2005 e já ganhou 14 títulos. Acumula quase US$ 10 milhões em premiações. Em Grand Slams, seu melhor desempenho foi o vice-campeonato no US Open de 2008. Davydenko nasceu o dia 2 de junho de 1981 em Severodonezk, Ucrânia e se naturalizou russo aos 18 anos. É profissional desde 1999 e acumula 20 títulos na carreira. Já ganhou US$ 13 milhões em prêmios. Em Grand Slam suas melhores participações foram três semifinais: duas no US Open (2006 e 2007) e uma em Roland Garros (2005).

Ambos estão muito bem na Austrália. Murray não perdeu um set sequer e bateu hoje de manhã o atual campeão, Rafael Nadal, que desistiu do jogo por contusão. Mas a verdade é que Nadal estava tomando um baile do escocês. Já Davidenko suou apenas contra o espanhol Fernando Verdasco, numa épica batalha de cinco sets. O russo está embalado, são 12 vitórias seguidas desde o fim do ano passado, e hoje de madrugada[bb] encara o número 1 do mundo Roger Federer.

Davydenko esta embalado na busca pelo Grand Slam – Crédito: Getty Images

Ambos são tenistas bem técnicos, embora de estatura diferente (Murray tem 1,90m e Davydenko 1,78m). Além disso, são ágeis e pegam bolas que muitos duvidam. E colocam bolas na quadra adversária com o mesmo talento. Se o russo passar por Federer, eles podem se encarar na decisão e fazer uma final de zebras. Se isso ocorrer, um deles sai da fila e entra na galeria dos vencedeores de Grand Slam. Já o outro, terá que esperar até junho, quando ocorre o Torneio de Roland Garros.

TAGS: , , , , , ,

01
COMENTÁRIOS
MAIS SOBRE Guilherme Freitas
Nasceu em São Paulo, no dia 5 de fevereiro de 1986, é jornalista formado pela UniFIAMFAAM, pós-graduado em Globalização e Cultura pela FESPSP e vegetariano desde os quatro anos. Trabalhou para as Nações Unidas em Nova York, é correspondente de imprensa da FINA (Federação Internacional de Natação) no Brasil e jornalista sênior na revista Swim Channel.
CONFIRA TODOS OS POSTS DO AUTOR

Você está otimista ou pessimista com a atual situação econômico do mundo?