BLOG DA COMUNICAÇÃO: A ARTE DA COMUNICAÇÃO PRESENTE AQUI!
Mesmo com pouco tempo de vida, o Blog da Comunicação tem história para contar. Criado numa sala de aula de uma faculdade de jornalismo em São Paulo, o site passou por altos e baixos, correndo até o risco de deixar de existir quando perdeu quase todos os seus colaboradores. Mas a ideia de jovens estudantes, hoje jornalistas formados, não poderia simplesmente ser apagada de uma hora para outra. Após reuniões e convites, o site voltou com tudo à blogosfera.
A ideia surgiu em meados de 2006, quando o estudante de jornalismo James Freitas resolveu montar um blog com seus colegas de sala. Marcello Ghigonetto, Munise Vargas, Isadora Nader, Renato Carrelas e Guilherme Freitas aceitaram o convite. O Blog da Comunicação foi criado no portal gratuito do UOL com o domínio www.comunicado.zip.net, que ainda está online. Nos primeiros meses o blog teve bons resultados e acessos, ganhando até publicação no site da UniFIAMFAAM, faculdade onde o sexteto estudava.
Porém, a falta de tempo e os compromissos profissionais fizeram com que os colunistas começassem a deixar a equipe, sobrando apenas James, Guilherme e Marcello. Com pouco tempo para atualizar o blog e com a iminência de concluir a faculdade e o TCC, o trio de colunistas deixou o site de lado. Cada um foi cuidar de seus afazeres profissionais. Quem tinha tempo para escrever, escrevia. Parecia que o Blog da Comunicação estava morto.
Parecia.
Em meados de abril de 2008, o Blog da Comunicação renasceu. Graduados jornalistas, James e Guilherme resolveram investir tempo e dinheiro no site. Reuniram-se em um café e traçaram planos para colocar o blog de novo nos trilhos. Registraram o domínio e hospedagem no portal Locaweb, montaram a equipe inicial com 14 colunistas de diversas cidades brasileiras e colocaram o site na rede no dia 12 de maio, ainda em período de testes.
A partir daí, o Blog da Comunicação foi crescendo, ganhando popularidade, leitores e espaço na blogosfera. O número de colunistas foi ampliado, o site ganhou novos colaboradores e um webmaster, responsável por toda a programação e atualização de ferramentas. Além disso o BGC conta com newsletter, enquetes, editorial semanal, podcasts, realiza promoções para os leitores e está hospedado no portal americano Media Temple. Hoje conta com um visual profissional e deseja se tornar uma nova referência na tão concorrida blogosfera. Trabalhamos também com quatro editorias diferentes: política, tecnologia, esportes e entretenimento, além de uma seção especiais chamada convidados especiais.
Com uma equipe jovem e empenhada em mostrar seu potencial, o Blog da Comunicação continua crescendo e apostando no jornalismo imparcial e independente.
Kadu Farias e Marcos Farias
Editores e Idealizadores do Blog da Comunicação