Como podemos perceber pela tabela INSS, é preciso fazer as simulações através das duas regras para verificar qual delas é mais vantajosa, se de acordo com a idade do contribuinte ou se pelo tempo de contribuição.
É importante destacar que, para o segurado que não consegue somar os 85 pontos, entre idade e tempo de contribuição no caso de mulheres, e 95 pontos no caso de homens, a aposentadoria pode ser solicitada, mas irá sofrer, obrigatoriamente, a influência do fator previdenciário.
Outro ponto que merece atenção é que a legislação exige que o segurado tenha pelo menos 35 anos de contribuição para pedir a aposentadoria, em qualquer condição. Assim, uma mulher que tenha 35 anos de contribuição e 50 de idade, atinge a pontuação necessária para não cair no fator previdenciário, podendo obter a aposentadoria integral.
No caso de homens, é necessário ter 35 anos de contribuição e no mínimo 60 anos de idade para fugir do fator previdenciário.
O INSS possui um teto máximo para pagamento de aposentadoria: R$ 4.663,75, no ano de 2016. A partir de janeiro de 2017, o valor deve ser alterado, em razão da alteração do salário mínimo.
A partir desse valor, as contribuições pagas ao INSS são iguais. Assim, o trabalhador que recebe qualquer salário acima desse valor, sempre irá contribuir com a mês alíquota, baseada no teto.
Pagamento
O pagamento do INSS é feito através de depósito na conta bancária do beneficiário. Ao se aposentar, ele deve informar a conta, recebendo mensalmente o crédito. Normalmente esse pagamento é realizado nas contas da Caixa Econômica Federal, podendo realizar o saque em:
- Terminais eletrônicos;
- Agências;
- Casas lotéricas.
Como foi citado anteriormente, para saber a data exata em que o dinheiro estará disponível, é necessário ficar atento a tabela INSS que mostrará de acordo com último número do cartão, excluindo o digito, a data de pagamento do benefício.
Vale ressaltar que, caso o pagamento fique 60 dias sem movimentação na conta, o mesmo será devolvido para Caixa, onde será necessário entrar em contato com a mesma para reaver o pagamento integral.
Conclusão
A Previdência Social deverá ter suas regras alteradas a partir de 2021. O governo federal encaminhou ao Legislativo uma proposta de alteração, tendo em vista as dificuldades de manutenção das regras atuais.
Para o trabalhador, é importante acompanhar as mudanças e verificar a melhor situação para quando for se aposentar. Por isso é muito importante visualizar tabela INSS 2021 para realizar o saque do pagamento na data exata. Caso possua alguma dúvida deixe um comentário logo abaixo que responderemos assim que possível. Boa sorte!